IT Mídia
Notícias em destaque
RSS
Notícia enviada por Marcela Baptista marcela@mkthouse.com
| 9 de agosto de 2012

Solr torna-se opção de plataforma a empresas que investem em facilitar buscas por conteúdo

Por Carlos Schneider*

Quantas vezes você já entrou em uma página da Internet, procurou por alguma informação, e depois de não encontrá-la, voltou ao Google e conseguiu o que procurava em outro site? Geralmente, quando não encontramos o que buscamos, ou nos sentimos perdidos em um site, vamos para o próximo resultado no Google, já que sempre existirá outra forma de alguém nos atender. Devido à constante falta de tempo, se um usuário demorar a localizar as informações em um site, por exemplo, isso pode afetar de forma significativa as vendas, visibilidade e a experiência que ele associará à sua marca. Daí vem à importância da organização da informação e a facilidade na pesquisa.

Mas, como resolver esta questão? Hoje, uma solução para o problema é o uso de ferramentas de indexação e busca de texto, como o Solr, uma plataforma de busca super-rápida, open-source, baseada na tecnologia Apache Lucene, desenvolvida para facilitar a implementação de buscas por conteúdo (textos em documentos de diversos formatos), em qualquer tipo de aplicação.

Para que você entenda melhor, o Solr utiliza, por padrão, a biblioteca de buscas Lucene. Com isso, poupa o esforço da implementação de técnicas de busca binária e outros algoritmos complexos. Isso também torna a busca mais performática que a de um banco de dados relacional. Outra vantagem, são as várias técnicas existentes para otimização de performance da ferramenta, como os tipos de cache e as warm up queries.

No atual cenário brasileiro, a maioria das empresas busca resolver os problemas encontrados ao trabalhar com grande volume de documentos, desenvolvendo suas próprias alternativas, gerando um investimento maior, e soluções que não são as ideais. Isso acontece muitas vezes, por falta de conhecimento das soluções disponíveis ou pela dificuldade em encontrar mão-de-obra qualificada. Em outros países, a adoção do Solr e de outros servidores de pesquisa é muito maior. A tendência é que o cenário mude no Brasil, já que cada vez mais surgem organizações capacitadas para trabalhar com tecnologias de ponta, como a Informant.

A implantação do Solr começa com o desenvolvimento do esquema de dados da solução. Uma fase onde se analisa os tipos de dados que serão trabalhados, as informações que o usuário normalmente busca, e como se define a relevância de um resultado. Ou seja, a estratégia de implantação considera a necessidade específica de cada perfil. Depois desta fase, elabora-se um protótipo, para validar que a solução desenvolvida atingiu as necessidades do cliente. Após a validação do protótipo, inicia-se a implantação da solução.

Hoje, o Solr é uma tecnologia madura, utilizada por grandes empresas como whitehouse.gov, AOL, http://www.guardian.co.uk/, digg.com, att.com, disney.com, para que possam se beneficiar da ferramenta e melhorar suas soluções em diferentes sistemas, como: sites de comércio eletrônico; gerenciamento de documentos nos mais diversos formatos, como PDF, Word, XML e HTML; para fins que contenham funcionalidades de buscas, como ERPs; portais empresariais, ou educativos que disponibilizam informações para funcionários e clientes, principalmente quando há documentos em mais de um idioma; e para armazenar dados de geolocalização (pesquisa por locais que estejam à determinada distância de um ponto, por exemplo).

Resumindo, com a utilização do Solr, permitimos que o usuário consiga pesquisar em milhões de documentos, instantaneamente. Além disso, a atualização dos dados também é rápida, o que demonstra um nível de serviço que poucas organizações conseguem atingir neste tipo de solução. Vale lembrar que um servidor de pesquisa, como este, não busca substituir tecnologias como banco de dados, mas sim facilitar a implantação de pesquisas em sistemas. E, não será ele que guardará informações como logins de usuários, saldo de contas e permissões de acesso.

*Carlos Schneider é desenvolvedor na empresa Informant.

Parceiros

Portais: IT Mídia | IT Web | Saúde Web

Fóruns: IT Forum | IT Forum + | IT Business Forum | Saúde Business Forum